Entrevistas

Helena da Silva Leite do  Instituto dos Filhos e Filhas Misericordiosos da Cruz, membro da Igreja Greco-Melquita Católica, 29, falou sobre a sua experiência como religiosa de vida ativa e contemplativa.

Assessoria: Poderia explicar este estilo de vida: ativo e contemplativo? Como se dá no cotidiano a ação e a contemplação?

Irmã Helena - Temos orações próprias de espiritualidade bizantina,  mas ao mesmo missionária, pois trabalhamos nas realidades pastorais onde nos encontramos, no caso, Votorantim-SP e temos presença de dois padres na cidade de Rio Pardo e Pantano Grande-RS, diocese de Santa Cruz do Sul. Nosso Instituto respira os dois pulmões: oriente e ocidente.

Assessoria: Por que você escolheu esse Instituto?
Minha família é Católica Romana e quando o Arquimandrita(Monsenhor) Theodoro, de rito oriental  fundador do Instituto foi na minha cidade - Votorantim - e disse que ia fundar um Instituto e que poderíamos ser contemplativas e missionárias, eu achei linda a tradição oriental e quando o Instituto foi fundado, me tornei a primeira religiosa. Celebramos a Eucaristia nas duas tradições: bizantino e romano.

Assessoria: Quantas Irmãs são hoje?
Quatro Irmãs e uma postulante e algumas vocacionadas.

Assessoria: Qual o Carisma do Instituto?
As obras de misericórdia: visitar os enfermos os encarcerados e pastoral catequética, ajuda aos necessitados.

Assessoria: Qual grau de estudo você tem?
 Faço faculdade de história e temos outra Irmã fazendo serviço social.

Assessoria: Por que você escolheu essa vocação?
Sempre trabalhei em pastorais na minha comunidade de origem, mas sempre sentia que faltava algo e quando Arquimandrita Theodoro fundou o mosteiro, senti no coração o chamado de Deus e entrei. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário